domingo, março 08, 2009

Por que o céu e a água da piscina são azuis?

Sabemos que a luz é formada por diversas cores. Ao atravessar a atmosfera, ela se espalha devido às partículas existentes no ar, porém as ondas referentes a cada cor espalham-se de forma diferente, dependendo do seu comprimento de onda. Quanto mais curta, mais dispersas elas se tronam. O comprimento da onda azul faz com que ela se espalhe o suficiente para dar ao céu a tonalidade que vemos. Já no final da tarde, o Sol ilumina obliquamente, obrigando os raios a fazerem um caminho mais longo para chegar à Terra. Tal facto dispersa quase totalmente a luz azul e torna visível a vermelha, que possui um comprimento de onda maior. É isso que nos dá o espetáculo do pôr-do-sol.

A água do mar é transparente, porém quando olhamos o mar, ele parece azul, verde ou até cinzento. A cor muda de acordo com a cor do céu, que se reflete nele. Também depende da cor da terra ou das algas transportadas pelas suas águas. A partir de uma certa profundidade, as cores começam a sumir do fundo do mar. A primeira cor a desaparecer é a vermelha, aos seis metros. Depois, aos quinze, some a amarela. Até chegar a um ponto em que só se verá o azul.

O que acontece é que a cor da água é tão tênue que, em pequenas quantidades, não é possível observar, mas em grandes volumes podemos ver esta sua coloração. E a explicação não é muito complexa.

A cor da água é devida à absorção seletiva da luz. Quando a luz atravessa a água, ela absorve o espectro eletromagnético das radiações correspondentes à luz vermelha, e portanto, a luz que acaba atravessando tem tons de azul (que é a cor complementar do vermelho). Por isso, quanto maior o volume de água, maior é a absorção, e mais azul pode ser visto.

Se enchêssemos de água límpida uma piscina perfeitamente branca, numa casa branca, iluminada com luz branca, a cor da água seria azul turquesa. Muito suave, mas azul.

2 Comments:

Blogger Barbara said...

Tem muito azul em torno dele, azul do céu, azul do mar
Azul no sangue à flor da pele, nos pés de lótus de Krishna
Tem muito azul em torno dela, azul do céu, azul do mar
Azul no sangue à flor da pele, as mãos de rosas de Yemanjá
O pé na Índia , a mão na África
O pé no céu a mão no mar
Caetano Veloso.
Porque a gente acha que veio do céu e a física quântica prova que somos feitos do mesmo material das estrelas.
Porque a gente sabe que a vida na Terra começou a formar se a partir das coisas no e do mar.
Porque a gente não lembra mas sabe que o útero da mãe tem um tom de mescla entre o vermelho e o azul, o que dá o tom de azul índigo.
O azul é tudo e não importa que a luz imprimida no ar é que faz o azul existir.
Coisas imprimidas em nós também nos fazem existir.
Adorei este espaço.

7:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não concordo sobre o Azul de uma piscina. Aqui em casa a água da piscina é muito azul. Se eu a colocar em um balde branco e em outro balde idêntico água da rua, a água da rua vai ser bem transparente e a água da piscina bem azul.

1:32 PM  

Postar um comentário

<< Home